Pular para o conteúdo principal

Novo prontuário eletrônico é implantado em Itajaí / SC



A partir desta semana, quem procura atendimento no Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Itajaí (Ceredi) encontra um novo procedimento no atendimento a pacientes sendo implantado: o novo prontuário eletrônico. O sistema, que entre outras funções, classifica os pacientes e determina o tratamento prioritário, está em fase de implantação pelo Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA) e deverá ser concluído até o início de março. Seis unidades de saúde já contam com o prontuário no município e a previsão é de que mais cinco passem a operar dessa forma ao longo do ano.




O processo de implantação do sistema envolve três estágios de atendimento ao paciente. Na recepção, onde ele se apresenta, informa seus dados e, dependendo da unidade, agenda uma consulta futura. Na pré-consulta, quando é feita a triagem e um profissional da saúde presta os primeiros procedimentos de assistência ao paciente. E, por fim, na própria consulta feita pelo médico.

“O que muda com a implantação do sistema é a qualidade na informação fornecida ao médico. Independentemente da unidade onde aquele paciente tenha sido atendimento antes, depois que todas as unidades estiverem integradas, vai constar no prontuário eletrônico se ele tomou algum tipo de medicamento, a data, a quantidade”, explica o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, Fernando Carlos Proença.

É com a implantação gradativa deste sistema, também, que os atendimentos passarão a ser classificados por cor, conforme o nível de gravidade. A classificação vai desde casos menos graves, que recebem uma sinalização de cor azul, até casos de extrema urgência (cor vermelha) como, por exemplo, as emergências encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros.
A meta para 2015 é de que mais cinco unidades recebam o prontuário eletrônico ao longo deste ano e passem a atender de forma integrada com as outras seis que já o possuem. “A implantação do prontuário eletrônico envolve desde a parte de cabeamento e equipamentos, até a capacitação desses profissionais da área da saúde que irão usar o novo sistema. É algo que pode levar dias ou semanas, varia de unidade para unidade”, adianta Proença.

O sistema de prontuário eletrônico começou a ser implantado pelo Município em 2013, por meio de um projeto piloto na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Cordeiros. Hoje, já fazem parte do sistema as unidades de saúde: Imaruí, Murta, Santa Regina, Cidade Nova II e o PA do São Vicente, além da própria UPA do Cordeiros.


Fonte: www.saude.itajai.sc.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhoça informatiza sistema de saúde com o G-MUS

Na busca de agilizar o atendimento e diminuir a burocracia em toda a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça / SC está informatizando todo o sistema com o software G-MUS da Inovadora. O posto Cambirela foi o primeiro a ser informatizado 100% e o projeto vai se estender para todas as unidades de Saúde de Palhoça.  O projeto de informatização vai unificar o cadastro dos cidadãos palhocenses, em todos os módulos de atendimento garantidos pela Constituição Federal.  O sistema vai armazenar dados, com informações sobre atendimentos e tratamento médico, odontológico, atendimento nas farmácias, registros das vacinas e procedimentos laboratoriais.  “Todas as informações dos pacientes estarão registradas no prontuário que poderá ser acessado pelo nome ou pela impressão digital (biometria) do cidadão”, afirma Camilo. No cadastro informatizado, o sistema ainda vai unificar informações do prontuário que revelam quais os medicamentos que o paciente está usando, inclusi

O sitema G-MUS é certificado pela SBIS-CMF, nas categorias 'Consultório Individual' e 'Clínica/Ambulatório'.

    O G-MUS - Sistema de gestão para Secretarias Municipais de Saúde e seus equipamentos públicos, foi certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), nas categorias 'Consultório Individual' e 'Clínica/Ambulatório'. Esta certificação refere-se a versão 5.2 do manual de certificação no Nível de maturidade 2, Nível de Garantia de Segurança 2, com certificados números 112 e 113. Os novos requisitos desta certificação visam garantir a confiabilidade, segurança e aderência aos marcos de usabilidade legalidade do sistema de registro eletrônico em saúde G-MUS. A Inovadora é membro oficial da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) desde 2015. Nesse período seguimos reforçando nossos sistemas qualidade, segurança e privacidade aos nossos clientes.

Inovadora Sistemas marca presença em dois importantes eventos de tecnologia e saúde!

A semana foi de intensa atividade para a Inovadora Sistemas! Participamos de dois eventos importantes para o setor de saúde e assistência social. Começando pela Assembleia de Verão 2023, em parceria com a Stepz Soluções, tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções em tecnologia para um público seleto e interessado em inovação. Desenvolvidos com respeito, responsabilidade e perseverança, nossos sistemas visam apoiar o trabalho dos servidores e profissionais da saúde, buscando sempre a humanização e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Foi um momento enriquecedor de troca de ideias e de aprendizado mútuo. Já no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado de 15 a 17 de março em São Pedro/SP, tivemos a honra de apresentar nossas soluções integradas e de alto desempenho para gestão administrativa, financeira e assistencial, além de mostrar nossos trabalhos no cenário público e privado ao longo de mais de 30 anos. O tema deste ano fo