Pular para o conteúdo principal

Resultados de exames via internet em Novo Hamburgo

Cidade terá sistema 100% informatizado que integrará as informações dos pacientes.


A prefeitura apresentou o sistema G-MUS, da Inovadora.Novo Hamburgo deverá ser o primeiro município do Estado do Rio Grande do Sul a ter 100% das informações da saúde pública integradas em um único banco de dados com acesso via Internet, segundo anunciou ontem o prefeito Tarcísio Zimmermann, ao lançar o Programa de Informatização da Rede Municipal de Saúde. Quando concluída a instalação do sistema, em agosto de 2012, os pacientes poderão consultar o resultado de exames por meio de um site acessado com uma senha pessoal. Outra vantagem é a unificação dos prontuários médicos.

A secretária de Saúde, Clarita de Souza, explica que a informatização racionalizará o sistema. "As informações do prontuário do paciente estarão sempre atualizadas. Não importa onde ele consulte", argumenta ela. Hoje, quando alguém é atendido em UBSs diferentes, cada uma abre um prontuário. O programa começou a ser implantando em agosto de 2011 e já opera no Almoxarifado Central da Saúde, na Farmácia Comunitária e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Rincão, São Jorge, Redentora e Guarani. A iniciativa prevê ainda a informatização de todas as UBSs, das Unidades de Saúde da Família e da Central de Vacinas, trabalho que deve ser concluído em fevereiro. Foram investidos até agora R$ 500 mil em equipamentos e pontos de acesso à Internet e o total estimado é de R$ 800 mil.


O sistema também permitirá que o médico consulte o estoque da Farmácia Comunitária. Ao prescrever uma receita ele saberá se o medicamento está disponível. A coordenadora do projeto, Tatiane Soares de Souza, destaca que o geoprocessamento de dados ampliará a rede de prevenção de epidemias, emitindo alertas para as áreas de risco. Zimmermann avalia que a informatização eleva o conceito da saúde hamburguense. "É parte do nosso esforço para reestruturar o sistema público", acrescenta o prefeito. O sistema indicará, para toda a rede, a quantidade de leitos disponíveis.



Veja o vídeo abaixo com a matéria feita pela TV Feevale Notícias:


Fontes: Jornal Correio do Povo 
Jornal NH de Novo Hamburgo
TV Feevale Notícias
Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo / RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhoça informatiza sistema de saúde com o G-MUS

Na busca de agilizar o atendimento e diminuir a burocracia em toda a Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça / SC está informatizando todo o sistema com o software G-MUS da Inovadora. O posto Cambirela foi o primeiro a ser informatizado 100% e o projeto vai se estender para todas as unidades de Saúde de Palhoça.  O projeto de informatização vai unificar o cadastro dos cidadãos palhocenses, em todos os módulos de atendimento garantidos pela Constituição Federal.  O sistema vai armazenar dados, com informações sobre atendimentos e tratamento médico, odontológico, atendimento nas farmácias, registros das vacinas e procedimentos laboratoriais.  “Todas as informações dos pacientes estarão registradas no prontuário que poderá ser acessado pelo nome ou pela impressão digital (biometria) do cidadão”, afirma Camilo. No cadastro informatizado, o sistema ainda vai unificar informações do prontuário que revelam quais os medicamentos que o paciente está usando, inclusi

O sitema G-MUS é certificado pela SBIS-CMF, nas categorias 'Consultório Individual' e 'Clínica/Ambulatório'.

    O G-MUS - Sistema de gestão para Secretarias Municipais de Saúde e seus equipamentos públicos, foi certificado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), nas categorias 'Consultório Individual' e 'Clínica/Ambulatório'. Esta certificação refere-se a versão 5.2 do manual de certificação no Nível de maturidade 2, Nível de Garantia de Segurança 2, com certificados números 112 e 113. Os novos requisitos desta certificação visam garantir a confiabilidade, segurança e aderência aos marcos de usabilidade legalidade do sistema de registro eletrônico em saúde G-MUS. A Inovadora é membro oficial da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) desde 2015. Nesse período seguimos reforçando nossos sistemas qualidade, segurança e privacidade aos nossos clientes.

Esclarecimentos sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

INFORME TÉCNICO O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6.286/2007 ; regulado pela Portaria nº 1.055/2017 ; desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Educação; propõe 13 ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos; Articulação, planejamento e realização conjunta das equipes de Atenção Primária à Saúde e da Educação Básica Pública no território. A empresa Inovadora preocupada com a inserção dos dados de produção vem alerta-los para informações corretas junto aos lançamentos e validação fichas de atividade coletiva. O prazo de envio da produção de 2021 se encerra dia 31 de março de 2022. As 13 ações do PSE: Saúde Ambiental; Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agrav